sexta-feira, 31 de agosto de 2012


A palavra Gestalt tem origem alemã e não possui uma tradução concreta, podendo significar forma, figura, aparência e entre outras coisas, teve como principais expoentes Kurt Koffka, Wolfgang Köhler e Max Werteimer.
Em termos mais concisos o princípio básico da teoria da gestalt é de que interpretamos um todo de maneira diferente que a soma de suas partes, ou seja, a visão humana percebe um objeto como um inteiro antes de perceber suas partes isoladas. A gestalt compreende que a mente humana tende a lidar da maneira mais simples com as coisas que visualizamos, procuramos soluções que nos façam ver a complexidade de um objeto ou de uma figura, composto por diversas individualidades, de maneira mais simples.
Por trabalhar com a forma e percepção a gestalt tem sido de grande utilidade para a área de design, utilizando-se de suas leis no processo de desenvolvimento de novos projetos. As leis da gestalt são: proximidade, semelhança, continuidade, fechamento, unidade, segregação, unificação e pregnância.
Apesar de a gestalt ser um instrumento precioso nas mãos de designers, há quem a critique e a ache baboseira. Com base na influência que um contexto exerce sobre a percepção de uma pessoa, a mesma terá um modo diferente de percepção que outra pessoa.


Jô Ann

Nenhum comentário:

Postar um comentário