quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Artigo: Sistema de Leitura Visual do Objeto

Esta leitura é uma abordagem mais completa das leis de organização da forma perceptual. É essa interação entre esses elementos que explicam porque vemos as coisas de uma determinada maneira e não de outra. Podendo assim dizer leis da gestalt, recapitularemos algumas: unidade, segregação, unificação, fechamento, semelhança/proximidade e pregnância da forma, essas leis são as que mais possibilitam o entendimento da leitura visual da forma do objeto. Para uma leitura mais completa identificamos algumas etapas básicas para melhor compreender a leitura. Examinar e segregar o objeto em partes principais; decompor essas partes em outras unidades até chegar a um nível considerado; identificar, analisar interpretar cada uma das leis da gestalt; construir a leitura visual interpretando a organização do objeto como um todo. A leitura visual é a análise perceptiva que fazemos ao observar manifestações e formas visuais, podendo ser classificadas de acordo com o acervo pessoal técnico, profissional e cultural de cada indivíduo e também com as leis da Gestalt e suas categorias conceituais.
Esse sistema de leitura visual é fundamentado através de dois passos: A análise de acordo com as leis da Gestalt segregando as unidades principais que por sua vez se segregam em secundárias, deve-se utilizar a percepção visual para haver identificação das leis (Continuação, fechamento, etc.) assim como as características (Pontos, linhas, planos, etc.) das unidades visuais para que sejam classificadas. A continuação da análise se dá com a segregação das unidades visuais de acordo com as categorias conceituais, que novamente vão depender da sensibilidade e conhecimento pessoal para serem identificadas.
O segundo Passo é caracterizado pela análise detalhada e completa da estruturação visual do objeto, levando em conta a organização visual como um todo; a forma que a lei ou categoria se encontra, sendo de fácil compreensão ou não; a análise crítica, descritiva e articulada e a interpretação conclusiva, ou fase de julgamento, apontando os padrões de harmonia e equilíbrio, coerência ou se há falta de tais critérios.
Após esta análise será mais fácil para se identificar as leis e categorias conceituais em imagens, a prática deste exercício desenvolverá a sensibilidade de percepção visual e o repertório de qualquer designer. 

REFERENCIA
GOMES FILHO, João. Gestalt do Objeto: sistema de leitura visual da forma– 6. ed. – São Paulo: Escrituras Editora, 2004.
Alana Brito

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

   Nesta imagem observamos que a lei inserida é a Simplicidade, pois tem o baixo número de unidades visuais.



Yasmin Juarez


domingo, 11 de novembro de 2012



Na imagem foi utilizada uma das categorias conceituais da Gestalt, a simplicidade com baixos números de unidades visuais. Pode-se perceber logo de inicio o que a imagem aborda que é a doação de sangue.

Alana Brito

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Lei da continuidade.
Imagem praticamente auto-explicativa, a bola está em movimento, caindo, enquanto a mão está pronta para apará-la.



                                                                                                                      José Nery

A imagem é um desenho feito a lápis. Há a lei gestaltica da pregnância, pois são diversas formas complexas (que seriam as corujas, arvore e folhas) que formam uma unica imagem, uma única coruja. 





Jô Ann
    A fotografia tirada durante uma partida de futebol mostra claramente a lei de continuidade.


Jeferson Silva 
O trabalho foi feito a mão, desenhei uma caveira com as leis da Gestalt, e como podemos vê a lei neste desenho é pregnância, é simples de observar e complexo para fazer. Usei canetas e lápis de cor.


                                                                                                            Yasmin Juarez F

sábado, 15 de setembro de 2012

Continuidade e Unidade
São elementos que formam uma mesma direção, pórem são vistos como se estivesem em movimento, formando uma unidade.




Proximidade
Partes mais proximas uma da outras, em um certo local.Aqui vemos isso aontecer no rosto e no fundo.




Segregação
É separação de cores que diferencia uma forma da outra.

 

                                                                                  Jefferson Silva 

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Continuidade
percebe-se que nesta imagem passa uma ideia de movimento, pois o pássaro vai pousando na
mão da criança.










Segregação e Pregnância
A imagem da caveira de chapéu transmite uma separação nas cores que interfere uma forma e outra. A complexidade da imagem é na forma, porém para analisar é simples.















Proximidade
Os morcegos, elementos próximos uns aos outros que dentro de um todo formando o personagem do Batman.











                                           Yasmin Juarez F

Pregnância e Unidade
A imagem apresenta uma unificação visual, facilitando a compreensão e rapidez da leitura da mesma. Ou é um corte de cabelo, ou é o rosto de uma pessoa deitada, e unificação por ser um objeto embora possua mais de uma forma de interpretação.


Proximidade e Pregnância
 A proximidade existe nos elementos próximos uns dos outros, formam uma imagem e são vistos como um todo, e pregnância por apresentar equilíbrio, harmonia e clareza na formação da imagem.

Fechamento
No caso dessa imagem, vemos um quadrado sobre o círculo, sendo que não há quadrado algum, é apenas nossa mente associando a algo que já conhecemos, ou seja, a forma quadricular.


                                                                                                                                                José Nery




Dakota Faning com boneca

Presente na imagem a lei gestaltica de semelhança, pois pode-se perceber que a intenção da foto é justamente assemelhar a criança a boneca.



Klaus Nomi

Pode-se perceber claramente a lei gestaltica da segregação na indumentária do cantor.





Caveira de flores

Há a presença das leis gestalticas de pregnância e proximidade, pois as flores agrupadas formam a caveira que tendemos a perceber primeiramente.








- Jô Ann

quinta-feira, 13 de setembro de 2012


Analise das leis da gestalt presentes nas imagens
Capa da revista Época

Leis: continuidade, o “O” que está na logomarca da revista representa o mundo e ao mesmo tempo a própria letra. Na adolescente da capa também tem a lei da continuidade.
No tema que a revista aborda tem a lei da segregação nas variações de fontes.


Anuncio de radio

Leis: proximidade, no anuncio é possível visualizar o Bob Marley, e quanto mais próximo do desenho é possível ver vários carimbos.


Capa do livro
Leis: fechamento e unificação, o cão e o gato formam uma interação, na imagem a boca do cachorro vira o gato e no rabo do mesmo, tem um caixão.

Alana Brito


quinta-feira, 6 de setembro de 2012



A psicologia do Gestalt é um movimento que vai ser aplicado nas formas. Mas o que podemos dizer sobre essa atuação? Muita das vezes, este movimento pode ser visto inconscientemente pelos designers, sem contar que eles utilizam o tempo todo. Há criticas relacionada ao Gestaltismo, onde fala que a percepção pode provocar reações rápidas, mudança das formas “naturais” e cores nas quais podem causar certa estranheza e incerteza sobre aquilo que costumamos ver.
Gestalt é composta por oito leis, onde ao observar imagens podemos localizar mais de uma lei sobre ela, que são:

- Continuidade

Dá-nos sensação de movimento

- Segregação

Mas utilizada na parte gráfica onde há uma modificação de cores.

- Unidade

Há uma iniciação e terminação em si mesmo.

- Unificação

Há uma igualdade e semelhança com os estímulos produzidos pela imagem visual. Aproxima-se da semelhança e há uma coerência visual.

- Fechamento

Ocorre normalmente quando o desenho do elemento sugere alguma extensão lógica, como se houvesse um complemento visual de um objeto incompleto.

- Proximidade

Elementos próximos uns dos outros tendem a serem vistos juntos como um todo, ou unidades dentro de um todo.

- Semelhança

Estímulos semelhantes entre si tendem a serem agrupados/acoplados em partes ou unidades.

- Pregnância
Utilizadas em processos construtivos como por exemplo o uso do papel de parede.



Contudo, podemos dizer que o Gestalt é o conjunto de entidades biológicas, físicas, fisiológicas ou simbólicas nas quais juntas formam um só conceito, padronagem de configuração unificado que é maior que a soma de suas partes.

Larissa Lobato.

sábado, 1 de setembro de 2012

Define-se em dar forma, é a “tradução” para a nossa visão, sendo partes criadas em nossa mente, antes mesmo de percebê-las. Cada ser possui diferentes formas para concluir essa “tradução”, portanto a Gestalt tende a ser complexa e com isso criticada, mas para muitos ela é uma ótima ferramenta a ser usada.
Destacando uma das leis interessantes temos:
Lei da Continuidade: A lei da continuidade afirma que os pontos que são conectados por linhas retas ou curvas são vistos de uma forma que se segue o caminho mais suave. Ao invés de ver linhas separadas e os ângulos, as linhas são vistas como pertencentes ao mesmo elemento.
Westheimer não errou ao afirmar que determinada frequência não é transposta se tem a impressão de continuidade.
Alana Brito

GESTALT

A gestalt é um movimento que atua na Área da teoria da forma. Concordo que o design utiliza as leis da gestalt o tempo todo, muitas vezes ate de forma inconsciente de forma que ele ajuda as pessoas assimilarem informações e entenderem as mensagens que são passadas. A palavra gestalt é de origens germânicas que significa forma ou figura. Segundo MAX WESTHEIMER existem conjuntos, o comportamento dos quais são determinados por seus elementos individuais. A palavra Gestalt tem o significado de uma entidade concreta, individual e característica, que existe como algo destacado e que tem uma forma ou configuração como um de seus atributos. Uma é produto de uma organização, e esta organização é o processo que leva a uma Gestalt.                                            
                                                                      Jefferson Silva

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

          Um termo de complexa tradução, porém de vários significados, a Gestalt define o estudo e interpretação de uma forma e a união das partes de um todo, porque sem tais partes, nada faria sentido.
          Totalmente ligada à percepção, o princípio da teoria da Gestalt  diz que assimilamos uma forma por sua unidade, ao invés de partes, porque nossa mente é rapidamente preenchida com a informação daquilo que falta, assim criando um encontro existencial para a evolução de uma personalidade integrada e atualizada, entretanto, a 
Gestalt não se limita a ser uma forma de terapia, é uma atitude perante a vida, uma maneira de ser, é uma maneira de tornar a educação, é uma filosofia de vida.
                                                                                                                                                                                                                                  
                                                                                                               José Nery

A palavra Gestalt tem origem alemã e não possui uma tradução concreta, podendo significar forma, figura, aparência e entre outras coisas, teve como principais expoentes Kurt Koffka, Wolfgang Köhler e Max Werteimer.
Em termos mais concisos o princípio básico da teoria da gestalt é de que interpretamos um todo de maneira diferente que a soma de suas partes, ou seja, a visão humana percebe um objeto como um inteiro antes de perceber suas partes isoladas. A gestalt compreende que a mente humana tende a lidar da maneira mais simples com as coisas que visualizamos, procuramos soluções que nos façam ver a complexidade de um objeto ou de uma figura, composto por diversas individualidades, de maneira mais simples.
Por trabalhar com a forma e percepção a gestalt tem sido de grande utilidade para a área de design, utilizando-se de suas leis no processo de desenvolvimento de novos projetos. As leis da gestalt são: proximidade, semelhança, continuidade, fechamento, unidade, segregação, unificação e pregnância.
Apesar de a gestalt ser um instrumento precioso nas mãos de designers, há quem a critique e a ache baboseira. Com base na influência que um contexto exerce sobre a percepção de uma pessoa, a mesma terá um modo diferente de percepção que outra pessoa.


Jô Ann
O principal fundamento da GESTALT é a percepção da forma ou estrutura, contanto que, entenda que a Gestalt estuda a forma. A mente humana somada com estímulo visual gera a percepção de modo geral das coisas. Um exemplo é uma união das partes, porém em oposição à soma do todo.
A tradução para gestalt não existe, mas vem de uma palavra alemã.

As Leis da Gestalt são:

Continuidade
Segregação
Unidade
Unificação

Fechamento
Proximidade
Semelhança
Pregnância


E cada uma tem seu significado de acordo com a percepção que Gestalt analisou. Para melhorar explicar suas leis, analisamos uma imagem que é segregação.
Tem como fundamento a separação entre uma forma e outra.


E para finalizar a Gestalt também seria uma forma mais fácil de inovação, ou seja, inserir uma novidade que facilite para o Design.


                                    Yasmin Juarez F